Escolas municipais de Juazeiro iniciam projetos que estimulam habilidades de leitura e escrita dos estudantes

Por EmPauta.net 26/04/2024 - 18:21 hs
Foto: Edinazio Dias e Luan Medrado – Ascom/PMJ

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram, nesta sexta-feira (26), os seus projetos de leitura. Com temas diversos, as iniciativas fazem parte do projeto pedagógico previsto pela Prefeitura de Juazeiro e desenvolvido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com o objetivo de reforçar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes.

Na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes, os estudantes já trabalham com o projeto “A Mala Viajante”, desde 2023. “Esse ano, a Seduc propôs um novo projeto ‘Minha África Brasileira e os Povos Indígenas’ e decidimos adequá-lo ao nosso ‘A Mala Viajante’. O nosso objetivo é despertar o gosto e o interesse dos estudantes pela leitura, através de uma perspectiva lúdica, prazerosa e interdisciplinar, para estimular a escrita, a oralidade e a produção textual. Como no dia 19 de abril comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, nós iniciamos o projeto abordando a cultura indígena”, contou a gestora da unidade escolar, Leide Patrícia de Santana Costa.


A programação da escola incluiu contação de histórias, realizada pelos estudantes de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e as apresentações dos estudantes, que preparam danças, música, pinturas e adereços a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula. “Eu gostei muito de apresentar o que aprendi e também gostei muito de aprender sobre os povos indígenas, as suas roupas e de pintar o rosto”, disse o estudante Talisson de Souza Santos, 9 anos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental.


Durante o evento, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conversar com Cainã Cassimiro de Oliveira dos Santos, 10 anos, que é indígena e aluno do 5° ano do Ensino Fundamental. Ele esteve com a sua irmã, Jhemili dos Santos de Oliveira. Os irmãos são do povo Truká e contaram um pouco da sua história e dos seus costumes. “Ficamos felizes por contar um pouco da nossa história e da nossa cultura. Ensinamos nossa dança, as pinturas e a fazer o cocar”, relatou Jhemili.


"Sabores e Saberes: Uma Viagem Literária no Restaurante da Imaginação"

Outro projeto de leitura iniciado nesta sexta-feira (26) foi o "Sabores e Saberes: Uma Viagem Literária no Restaurante da Imaginação", da Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas (sede). A ação é uma iniciativa da professora Rejanilde Vargas, da coordenadora pedagógica, Vanderleia Lopes, e da equipe da unidade escolar. “Esse projeto é inovador na rede municipal. Ele traz uma proposta inclusiva e tivemos um dia mágico com os estudantes, especialmente com os nossos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O projeto cria estratégias para aproximar os estudantes do universo da leitura e isso acontece compartilhando histórias e estimulando os estudantes a criarem seus próprios livros”, pontuou Vanderleia Lopes.


Durante o dia, estudantes dos turnos da manhã e da tarde se revezaram na apresentação da peça “O mundo de Leonardo”, de Márcia Honora, encenada pelos alunos do AEE, realizaram apresentações musicais para lembrar a importância da inclusão e do direito às diferenças, e compartilharam os livros confeccionados pelos próprios estudantes.

Fonte: Ascom